•  
  •  
Novidades » Eucalipto tratado: maior durabilidade e economia
Publicado em 18 de Maio de 2016.

Atualmente, o grande número de ocorrências de extrações ilegais de madeira nas áreas de preservação ambiental, tem feito com que parte das espécies nativas tradicionais conhecidas no mercado entrasse em um crescente processo de escassez.

Espécies de madeiras de alta durabilidade natural em diferentes ambientes, como, por exemplo, a Itaúba, a Aroeira e a Maçaranduba, estão cada vez mais em falta, o que, por sua vez, aumenta o valor dos produtos oriundos destas, e, conseqüentemente, inviabiliza seu uso em diversos segmentos.

E é a partir destas dificuldades que madeiras de florestas plantadas, como o eucalipto, devidamente tratadas com preservativos químicos industriais entram em cena no mercado madeireiro.

Tratamentos de eucalipto em autoclaves industriais por processos a vácuo e pressão, considerados os mais eficientes, aumentam a durabilidade da madeira em média para 15 anos de serviço, podendo chegar até 20 ou 30 anos, tornando-se similar ou até superior em durabilidade em relação às melhores madeiras nativas tradicionais. A isto, soma-se, ainda, a característica de serem mais baratas, mesmo se considerados os devidos custos para o tratamento.

Em países como Austrália e Estados Unidos, a madeira tratada de florestas plantadas já se encontra presente na construção civil de forma significativa, diferente do Brasil onde apenas pouco mais de 10% da produção total destas madeiras são destinadas ao referido setor. Isto se dá, muitas vezes, em razão da falta de conhecimento das características e benefícios do produto, quais sejam, a longevidade resultante da aliança entre o tratamento e a robustez da madeira e a redução dos custos com estrutura em até 20%.

Os benefícios advindos da madeira de floresta plantada tratada são inegáveis e visíveis, o que, juntamente com o relevante atributo de ser ecologicamente correta, ajudando na conservação e reposição das florestas naturais, fazem com que seja cogente a sua utilização e alertam para a necessidade de ser-lhe atribuída a sua merecida importância.

 
Copyright © 2015 - Minosso Carrocerias. Desenvolvido por Index One.
Rua Barão do Rio Branco, nº 183
Bairro Gaspar Dutra, Santiago - RS / CEP: 97700-000
Fone: (55) 3251.5060